terça-feira, 9 de junho de 2009

A Poetisa - artigo publicado na Alemanha

Chris Herrmann

O artigo "A Poetisa", sobre o meu trabalho cultural e, em especial, com a literatura, foi publicado com destaque nas primeiras páginas do jornal impresso de Maio/2009 do Círculo Brasileiro de Colônia e.V. na Alemanha, com distribuição, inclusive, para a Embaixada Brasileira em Berlim e o Consulado em Frankfurt.
O Boletim do Círculo Brasileiro, que este ano comemora seus 30 anos de existência, é um informativo mensal com notícias do Brasil, relações Brasil-Alemanha e atividades brasileiras no exterior. Tem um teor jornalístico e cultural elevados.
A Diretoria é composta pelas brasileiras Darci Weihs, Presidente, e Sônia Schneider, Vice-Presidente. Os colaboradores são Katia e Stefan Wittke.



(clique nas imagens para vê-las em tamanho natural)


Abaixo, a transcrição da matéria publicada:

"Chris Herrmann – Christina Magalhães Herrmann nasceu e cresceu no Rio de Janeiro. Estudou Literatura na UFRJ, Música (Piano e Teoria Musical) no CBM e, parcialmente, Teologia e Filosofia na FACEN. Fez outros cursos, incluindo Marketing (na ESPM) e Básico de Administração (FGV). Ainda no Rio, trabalhou muitos anos como Secretária Executiva Bilíngue e Tradutora. Ela chegou à Alemanha em 1996 e, desde então, vive com sua família em Hilden, uma cidade próxima a Düsseldorf. Seus dois filhos, segundo ela mesma destaca com satisfação, são sua fonte inesgotável de inspiração. Chris vem trabalhando na Alemanha com traduções e Web-Design, além de dedicar-se à Literatura com paixão. O Haicai – poema de três versos de origem japonesa – tem tornado seu trabalho poético ainda mais popular na internet e em publicações impressas. Em Novembro de 2007, foi nomeada Consulesa do Movimento Poetas del Mundo em Düsseldorf, Convite este feito pela Sra. Delasnieve Daspet poeta e Embaixadora Universal da Paz para o Brasil. Muito musical, Chris Herrmann também já compôs música, algumas em parceria com Roberto de Oliveira Costa. Atualmente, escreve para a coluna "Orkultural” de Blocos Online. Vem criando e mantendo blogs e comunidades virtuais de sucesso, nos assuntos filosofia, ciências, artes (especialmente literatura), e onde se realizam entrevistas arrojadas com nomes que vêm se destacando em diversas áreas e que já estão sendo editadas para compor o próximo número da revista impressa „Tempo Brasileiro”, sob o título de „Cultura e Cyberespaço“. Ela vem participando e organizando movimentos poéticos, como foi o caso de cinco antologias de poemas de suas comunidades virtuais, em parceria com o Congresso Brasileiro de Antologia, em Bento Gonçalves/RS, nos anos de 2006 e 2007. Chris tem trabalhos publicados (impressos e digitais) no Brasil, EUA e Espanha. Seu próximo livro solo „Voos de Borboleta“ – uma coletânea com 178 haicais em português, alemão, esperanto, inglês e italiano. A revisão foi feita pelo escritor Hugo Pontes (considerado o „Papa“ da Poesia Visual no Brasil), prefaciado pela escritora e novelista Leila Míccolis (autora de „kananga do Japão” e “Barriga de Aluguel”), co-editora de „Blocos Online“ – um dos maiores portais literários do Brasil. Há, também, comentários do próprio Hugo Pontes, Antonio Mariano Lima (poeta), Janete Schaefer (Psicóloga e ensaísta) e Pedro Lyra (poeta, professor, ensaísta e crítico literário). O livro já foi entregue à editora e, em breve, estará disponível para a venda. Mas já é sucesso antes mesmo de seu lançamento, como se pode observar pelos inúmeros comentários elogiosos dos fãs, junto a entrevistas que ela vem concedendo em sites literários.


HAICAI


A criança dança,

rodopiando a lembrança

à margem do tempo.


Chris Herrmann



TANKA


Voa passarinho,

vento o livre de mansinho

do peso do homem.


Arranha-céus não conseguem

concretizar as estrelas.


Chris Herrmann"

.

.

5 comentários:

  1. Chris, querida, você merece esse destaque. Parabéns! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lu. Recebi o jornal hoje pelo correio, enviado pela Darci, Presidente do Círculo Brasileiro de Colônia. Foi uma grata surpresa.

    ResponderExcluir
  3. Este artigo é um motivo de orgulho para nós , brasileiros. Sua poesia é linda! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Eloísa. Fico ainda mais lisonjeada com os comentários de pessoas que admiro tanto pelo talento e gentileza, como você e Luciana. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre...abafando..hahahaha
    Adoro ler tudo que vc escreve.
    Não pare nunca.
    Vc, a Luciana e o meu Rei são meus poetas preferidos. Tudo que vcs escrevem vira poesia.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir

"A crônica é um gênero que apresenta dupla filiação, já que o tempo e o espaço curtos permitem o tratamento literário a temas jornalísticos. Tem do jornal a concisão e a pressa e da literatura, a magia e a poeticidade que recriam o cotidiano."

(Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade)
...
Grata pela visita! Você é convidado a interagir.
Abraço!

Para correio: discutindo_literatura@yahoo.com.br