segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tributo a Leo Lobos

Leo Lobos é um artista visual e poeta chileno que abraça a arte com paixão, vibração e cores. Tive a satisfação de conhecê-lo através de outro amigo multitalentosíssimo, o mímico e poeta Jiddu Saldanha. Leo e eu temos uma instigante parceria, onde nossa arte é orquestrada com muita poesia e belas imagens. Nosso projeto do momento são haicais meus (alguns em português e outros também em alemão) que ele tem traduzido para o espanhol, para publicação em revistas de arte em seu país, juntamente com seus incríveis desenhos. Leo pretende, além disso, lançar um livro com nossos trabalhos e já tem o meu sinal verde.


Abaixo, dois exemplos de seus trabalhos visuais que tanto aprecio. Abstração e muito a dizer - numa inquietante composição de traços , luzes e cores - são a sua marca.





No vídeo abaixo, Leo Lobos dá alguns retoques na sua pintura mural (2,5 m de Altura x 7 m de comprimento), no pátio central da biblioteca do Centro Bibliotecario de Puente Alto, em Santiago do Chile, em 12 Abril de 2007. Música por Marcos Lobos.





“Este trabajo contó con la participación especial de Marcos Lobos en guitarra. Mis agradecimientos a Sabina Galvez del Valle y a Pablo Olea Aceituno y a todos los funcionarios del Centro Bibliotecario de Puente Alto que han colaborado de una u otra manera con esta iniciativa cultural. Gracias. Grabado en el Centro Bibliotecario de Puente Alto, Santiago de Chile, en abril 12 de 2007. Leo Lobos“


Leo, mi querido amigo y compañero en el arte, creo que es más fácil describir lo que sentí con la poesía y un homenaje a usted con esta haikai en portugués. Espero que os guste. Besos.


a tela sorrindo

não teme as cores pulsantes

: o branco explode


Chris Herrmann


.

7 comentários:

  1. Muito bela a arte de Leo Lobos, Chris! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que também aprecie, Lu. Um beijão, amiga.

    ResponderExcluir
  3. RETRANSMITINDO:

    "Chris
    gracias - obrigado, muito obrigado querida -cara amiga!!

    Genial me parece muy interesante su trabajo y su gesto de comunicaciòn y parceria, un abrazo estamos comunicados y trabajando, estamos por muy buena senda, camino, camninho de arte, cultura, amistade y admiración mutua!!

    abraco desde Chile
    América del sur
    Leo"

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada querida Chris, através de tua crônica conheço mais esta preciosa manifestação animica. parabéns Leo tua trabalho
    é bonito e a boniteza faz um bem danado,
    abraços a ambos,
    virgínia

    ResponderExcluir
  5. Algo de "cerebral", algo de animal (Leo + Lobos); algo de "psicológico" (sonhos - ou pesadelos - em azul e púrpura), algo de "voejante", como costumam ser os sonhos (em imagens que remetem a borboletas, que, por sua vez, remetem `Chris). As cores tem alma e musicalidade também (haja visto Miles Davis em seu "Aura" e Toquinho, em "Aquarela": sem falar na do Brasil, de autoria do grande Ary). Mas unir tudo, dar palavra e sentido, não é algo fácil. Aí é com o Leo e a Chris.

    ResponderExcluir
  6. Excelente o trabalho de Leo Lobos!!
    Lindos seus desenhos.
    O vídeo está fantástico, tb!
    Belo tributo, Chris!
    Beijos,
    Andrea.

    ResponderExcluir
  7. Leo Lobos é uma espressiva voz da arte e interação da lírica poética contemporaneas. Bela referencia, bjos

    ResponderExcluir

"A crônica é um gênero que apresenta dupla filiação, já que o tempo e o espaço curtos permitem o tratamento literário a temas jornalísticos. Tem do jornal a concisão e a pressa e da literatura, a magia e a poeticidade que recriam o cotidiano."

(Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade)
...
Grata pela visita! Você é convidado a interagir.
Abraço!

Para correio: discutindo_literatura@yahoo.com.br